domingo, 18 de abril de 2010

Prancheta: Santos 3 X 0 São Paulo

Esse 4-4-2 europeu que o Ricardo Gomes tentou implantar no São Paulo ainda não funcionou. Basicamente o time joga com duas linhas defensivas de quatro jogadores, com o Hernanes improvisado como "Winger" (ou meia-ala). Esse esquema, bastante popular na Inglaterra, no São Paulo tropeça na falta de velocidade do Hernanes e do Jorge Wagner nas criações das jogadas, também deixando claro a falta que o Marlos fez pra equipe.

Destaque para Dorival Júnior que armou sua equipe pra explorar o lado esquerdo do ataque santista. Dessa forma o Cicinho não teve muita liberdade para ir ao ataque, e além disso, marcar não é o forte do lateral são paulino.



Fora os problemas táticos, o São Paulo sofre com outras deficiências. A falta de um volante especialista em marcação é um deles, e parece sem solução dentro do elenco atual. Rodrigo Souto, apesar de bom jogador, não é especialista na função que vem atuando.

Resumo de Santos X São Paulo.
Superioridade do Santos do primeiro ao ultimo minuto do jogo. Mesmo com a garra de alguns jogadores do São Paulo que tentavam de alguma forma equilibrar a partida, ficava evidente a qualidade do Santos.

Os meninos da vila controlaram o jogo durante todo o primeiro tempo com toques rápidos, que irritavam os jogadores do São Paulo que a todo momento chegavam forte, na maioria das vezes de forma faltosa. Devido as inúmeras faltas o árbitro tentava "segurar" o jogo amarelando os jogadores dos dois lados. Na maioria das vezes que o Neimar pegava na bola, ou ele era parado com falta, ou ele simulava uma.

A facilidade do Santos chegar próximo ao gol do São Paulo era surpreendente, mais surpreendente ainda foi o São Paulo não ter levado gol no primeiro tempo.

O esquema de Ricardo Gomes não funcionou sem um centroavante, Dagoberto e Fernandinho ficaram distantes um do outro e foram presas fáceis para os zagueiros santistas. No segundo tempo Washington entrou no lugar do Cleber Santana, e o São Paulo ficou ainda mais exposto aos contra-ataques.

Com dois gols, Neymar comandou a vantagem da sua equipe, Paulo Henrique Ganso ainda fechou a conta.

A expressiva vitória do Santos, e a qualidade do futebol que os meninos mostraram nessa decisão, deixa mais claro ainda que o Santos é o melhor time do Brasil.