terça-feira, 25 de maio de 2010

Prancheta: A Internazionale campeão europeu do Mourinho.

Campeão da Copa de Itália, do Campeonato Italiano e agora campeão europeu. A Inter de Milão venceu o Bayern de Munique por 2 a 0 na final da Liga dos Campeões e assegurou a tríplice coroa, com os três títulos mais importantes disputados na temporada. O argentino Diego Milito, que já havia marcado na final da Copa e no jogo que decidiu a Liga, assinou os dois gols da vitória do time italiano, que volta a levantar o principal troféu europeu depois de 45 anos.

Quem também fez história foi o técnico português José Mourinho. O treinador venceu o duelo pessoal com seu ex-mentor Van Gaal e conquistou pela segunda vez a Liga dos Campeões, entrando na lista seleta de técnicos que venceram a competição por dois clubes diferentes. O primeiro título de Mourinho foi com o Porto na temporada 2003/2004.


A Internazionale de Milão começou o jogo no 4-2-3-1, com Pandev e Eto'o como meias-atacantes abertos, Sneijder no meio e Diego Milito como centroavante. Maicon não subiu ao ataque como de costume e, diferentemente das últimas partidas da Inter na Champions League, Chivu foi o lateral-esquerdo e Zanetti foi o volante pela direita, além do Cambiasso que jogou de volante e fazia a cobertura do Chivu nas investidas do Robben . José Mourinho apostou em primeiro fazer o gol para, depois, poder armar suas linhas de marcação. E foi o que ele fez. No segundo tempo, a Inter armou-se no 4-1-4-1 com Zanetti na lateral esquerda e Stankovic em seu lugar como volantes. Eto'o e Pandev assumiram a condição de meias e Sneijder passou a fazer parte da linha de meio-campo. Milito ficou isolado na frente. Nesse desenho, a Inter passou a jogar no contra-ataque e fez o segundo gol, que garantiu o título continental.

Na defesa, a Inter teve Maicon na lateral direita, Lúcio como defensor pela direita, Samuel como defensor pela esquerda e Chivu como lateral-esquerdo. Maicon subiu pouco e Chivu ficou apenas na defesa. O miolo afastou bem as bolas alçadas na área e teve uma ótima atuação. Aliás, como tem sido regra nessa temporada.

No meio-campo, Cambiasso como volante pela esquerda, Zanetti como volante pela direita, Sneijer como armador à frente dos volantes, Eto'o e Pandev como meias-atacantes abertos pelos lados.

No ataque, o centroavante Milito contava com a aproximação de Sneijder, Eto'o e Pandev. Milito não jogou enfiado, mas deslocando-se de acordo com a aproximação dos companheiros.

Na segunda etapa, já ganhando de 1 a 0, José Mourinho armou uma linha no meio-campo à frente de um volante (Cambiasso). A Inter correu poucos riscos durante todo o jogo e conseguiu, muitas vezes, armar contra-ataques perigosos.