quinta-feira, 13 de maio de 2010

Prancheta: O 5-4-1 que venceu o melhor ataque da Libertadores.

O Cruzeiro foi derrotado pelo São Paulo por 2 a 0, em Belo Horizonte, no primeiro jogo das quartas-de-final da Copa Libertadores 2010. Com gols de Dagoberto e Hernanes o São Paulo conseguiu uma grande vantagem para administrar no Morumbi.

O São Paulo jogou no 5-4-1, com laterais que pouco avançaram, Marlos e Dagoberto como meias-atacantes e Fernandão como centroavante. Fernandão não jogou enfiado, mas fazendo o pivô para a passagem de Marlos e Dagoberto. Hernanes só apoiava o ataque esporadicamente. O sistema tático armado por Ricardo Gomes foi bem cauteloso, entretanto, muito eficiente por povoar o meio-campo e ter um contra-ataque rápido com os meias-atacantes.



A defesa do São Paulo formou-se com Cicinho na lateral direita, Xandão como zagueiro pela direita, Alex Silva como zagueiro pelo centro, Richarlyson como zagueiro pela esquerda e Júnior César como lateral-esquerdo. Os cinco defensores do São Paulo mantiveram-se atrás praticamente todo o jogo. Cicinho e Júnior César foram laterais, não alas. A defesa teve uma grande atuação e permitiu poucos riscos ao gol de Rogério Ceni.

O meio-campo teve Hernanes como segundo-volante e Rodrigo Souto como primeiro-volante. Marlos e Dagoberto foram meias-atacantes abertos e um pouco mais avançados. Quando os volantes do Cruzeiro abriam para marcá-los, Hernanes encontrava espaço para avançar.

No ataque, Fernandão foi o centroavante. Ele, no entanto, não jogou enfiado. Recuava para marcar quando o time não tinha a bola e servia como pivô quando o São Paulo atacava. Marlos e Dagoberto passavam pelos lados e recebiam a bola de Fernandão, o melhor jogador da partida.

No segundo tempo, com o time já vencendo a partida, a formação tática foi mantida.