sábado, 10 de janeiro de 2009

Recordar é viver. Os menudos do Morumbi.



Em pé:
Fonseca. Gilmar. Vágner. Basilio. Dario Pereyra e Bernardo.
Agachados:
Muller. Silas. Careca. Pita e Sidney.

Time campeão brasileiro em uma decisão dramática contra o Guarani de Campinas.
A vitória saiu através de penaltis.




Nos anos 80, , Muller, Silas e Sidney despontaram para marcar época no São Paulo. Os garotos bicaram o adjetivo que habitualmente persegue as revelações, até mesmo as mais talentosas, e esbanjaram personalidade.

É verdade que não estavam sozinhos. Müller, Silas e Sidney, lançados poucos anos antes do título que se anunciava desde o início da década, tinham companheiros de luxo: a fantástica dupla de zaga formada por Oscar e Darío Pereyra, o veterano Falcão, o experiente Pita, que já havia sido maestro do Santos. Pode-se dizer que não teriam conquistado o título brasileiro sozinhos, mas também é inegável que os “velhinhos” não alcançariam o mesmo sucesso sem o auxílio da voluntariosa garotada.

Dizer que o Tricolor teve sorte em ter uma safra tão promissora é ignorar a competência dos que, à época, lançaram os garotos. Cilinho era o homem certo na hora certa. Não havia métodos revolucionários, como muitos, inclusive o próprio, pregaram por aí. Houve sensibilidade para pinçar os valores corretos e trabalhar adequadamente com eles.

Então experiente, Cilinho soube extrair o melhor de cada um de seus menudos. A mescla com os veteranos, mais uma vez, foi fundamental para o sucesso. O que seria de Silas se Falcão não tivesse dito a ele, na entrada do vestiário, antes da final do Campeonato Paulista de 1985, contra a Portuguesa: “O time deles é bom, mas o nosso é melhor. Não vamos ter medo de ser campeões!”.

O São Paulo vinha de um início de década promissor, soube reconhecer uma boa safra, aprimorar o ponto forte de cada um, como a velocidade de Sidney, a visão de jogo de Silas, e tantos outros que Müller possuía, e dar início a um time vencedor. A conquista do título brasileiro de 1986, nos primeiros meses de 87 (coisas do futebol nacional), foi a consagração definitiva. Pepe, aniversariante do dia da decisão, herdou um time bem formado, com jogadores bem formados. Teve humildade de não substituir seu sucessor, apenas sucedê-lo.

Outro personagem daquela conquista, apesar de menudo do Brinco de Ouro, é o centroavante Careca. E este merece parágrafo especial. Ele era retrato de que o Tricolor também investia na época, não deixava seu futuro a mercê da felicidade de encontrar uma base promissora. E que alívio de pressão isso significava aos meninos! Puderam ascender em paz. Era o retrato que Müller, Silas e Sidney precisavam para lembrar que, em 1978, o companheiro deles havia sido a grande descoberta do único título nacional do Guarani.

E, por ironia do destino, justamente em cima do Guarani, era o pé salvador que a um minuto do final viria a colocá-los, tão jovens, numa das galerias mais seletas do São Paulo Futebol Clube. Quanto devem ter aprendido Muller e Sidney atuando com Careca entre eles? E Silas, tendo o camisa nove à sua frente, uma aula de bom posicionamento por jogo?

A partir dali, diretoria e torcida começaram a sonhar novamente com o título da Libertadores, que batera na trave na década anterior. Mas a decepção sul-americana deixou claro que meninos ganham campeonatos. Mas não qualquer campeonato ou a qualquer instante. A sensação de que tudo viria mediante ao simples desejo, sem tanto esforço, trouxe uma campanha frustrante na competição que, mais tarde, viria a ser o grande objeto de desejo da nação tricolor. Muller e Silas, os dois garotos daquela equipe que posteriormente obtiveram maior projeção, já tinham 21 anos ao conquistarem o bi nacional.

É tudo cada vez mais precoce no que rodeia o futebol brasileiro. O auge físico, a perfeição tática e a técnica apurada são alcançados muito mais cedo. Afinal, a Europa precisa levar jogadores prontos. O São Paulo montou um Centro Formador de Atletas. O nome é mais que sugestivo. Os clubes nacionais são centros vendedores de atletas. O Tricolor, berço dos Menudos, apenas notou que pode lucrar mais se vender um homem, e não um garoto aos 18 anos. Até a cartilha que rege a moradia dos jovens é baseada no que esperam os europeus.

Texto: Alexandre Lozetti



Menudo foi um grupo musical porto-riquenho, um fenômeno em toda a América latina numa extensão comparada apenas aos Beatles no mundo. Tal fenômeno foi o motivo do surgimento do apelido para a garotada do então técnico Cilinho, que futuramente seria substituido por Pepe. Eles encantaram todos os apreciadores do bom futebol.
Hoje o São Paulo colhe frutos que já vem plantando a muito tempo, com categorias de base invejáveis aos olhos de qualquer clube do mundo. O processo de formação e de integração desses jogadores com o grupo principal é prioridade no São Paulo.