sábado, 10 de janeiro de 2009

Recordar é viver. Os menudos do Morumbi.



Em pé:
Fonseca. Gilmar. Vágner. Basilio. Dario Pereyra e Bernardo.
Agachados:
Muller. Silas. Careca. Pita e Sidney.

Time campeão brasileiro em uma decisão dramática contra o Guarani de Campinas.
A vitória saiu através de penaltis.




Nos anos 80, , Muller, Silas e Sidney despontaram para marcar época no São Paulo. Os garotos bicaram o adjetivo que habitualmente persegue as revelações, até mesmo as mais talentosas, e esbanjaram personalidade.

É verdade que não estavam sozinhos. Müller, Silas e Sidney, lançados poucos anos antes do título que se anunciava desde o início da década, tinham companheiros de luxo: a fantástica dupla de zaga formada por Oscar e Darío Pereyra, o veterano Falcão, o experiente Pita, que já havia sido maestro do Santos. Pode-se dizer que não teriam conquistado o título brasileiro sozinhos, mas também é inegável que os “velhinhos” não alcançariam o mesmo sucesso sem o auxílio da voluntariosa garotada.

Dizer que o Tricolor teve sorte em ter uma safra tão promissora é ignorar a competência dos que, à época, lançaram os garotos. Cilinho era o homem certo na hora certa. Não havia métodos revolucionários, como muitos, inclusive o próprio, pregaram por aí. Houve sensibilidade para pinçar os valores corretos e trabalhar adequadamente com eles.

Então experiente, Cilinho soube extrair o melhor de cada um de seus menudos. A mescla com os veteranos, mais uma vez, foi fundamental para o sucesso. O que seria de Silas se Falcão não tivesse dito a ele, na entrada do vestiário, antes da final do Campeonato Paulista de 1985, contra a Portuguesa: “O time deles é bom, mas o nosso é melhor. Não vamos ter medo de ser campeões!”.

O São Paulo vinha de um início de década promissor, soube reconhecer uma boa safra, aprimorar o ponto forte de cada um, como a velocidade de Sidney, a visão de jogo de Silas, e tantos outros que Müller possuía, e dar início a um time vencedor. A conquista do título brasileiro de 1986, nos primeiros meses de 87 (coisas do futebol nacional), foi a consagração definitiva. Pepe, aniversariante do dia da decisão, herdou um time bem formado, com jogadores bem formados. Teve humildade de não substituir seu sucessor, apenas sucedê-lo.

Outro personagem daquela conquista, apesar de menudo do Brinco de Ouro, é o centroavante Careca. E este merece parágrafo especial. Ele era retrato de que o Tricolor também investia na época, não deixava seu futuro a mercê da felicidade de encontrar uma base promissora. E que alívio de pressão isso significava aos meninos! Puderam ascender em paz. Era o retrato que Müller, Silas e Sidney precisavam para lembrar que, em 1978, o companheiro deles havia sido a grande descoberta do único título nacional do Guarani.

E, por ironia do destino, justamente em cima do Guarani, era o pé salvador que a um minuto do final viria a colocá-los, tão jovens, numa das galerias mais seletas do São Paulo Futebol Clube. Quanto devem ter aprendido Muller e Sidney atuando com Careca entre eles? E Silas, tendo o camisa nove à sua frente, uma aula de bom posicionamento por jogo?

A partir dali, diretoria e torcida começaram a sonhar novamente com o título da Libertadores, que batera na trave na década anterior. Mas a decepção sul-americana deixou claro que meninos ganham campeonatos. Mas não qualquer campeonato ou a qualquer instante. A sensação de que tudo viria mediante ao simples desejo, sem tanto esforço, trouxe uma campanha frustrante na competição que, mais tarde, viria a ser o grande objeto de desejo da nação tricolor. Muller e Silas, os dois garotos daquela equipe que posteriormente obtiveram maior projeção, já tinham 21 anos ao conquistarem o bi nacional.

É tudo cada vez mais precoce no que rodeia o futebol brasileiro. O auge físico, a perfeição tática e a técnica apurada são alcançados muito mais cedo. Afinal, a Europa precisa levar jogadores prontos. O São Paulo montou um Centro Formador de Atletas. O nome é mais que sugestivo. Os clubes nacionais são centros vendedores de atletas. O Tricolor, berço dos Menudos, apenas notou que pode lucrar mais se vender um homem, e não um garoto aos 18 anos. Até a cartilha que rege a moradia dos jovens é baseada no que esperam os europeus.

Texto: Alexandre Lozetti



Menudo foi um grupo musical porto-riquenho, um fenômeno em toda a América latina numa extensão comparada apenas aos Beatles no mundo. Tal fenômeno foi o motivo do surgimento do apelido para a garotada do então técnico Cilinho, que futuramente seria substituido por Pepe. Eles encantaram todos os apreciadores do bom futebol.
Hoje o São Paulo colhe frutos que já vem plantando a muito tempo, com categorias de base invejáveis aos olhos de qualquer clube do mundo. O processo de formação e de integração desses jogadores com o grupo principal é prioridade no São Paulo.





14 comentários:

  1. kadinho_loco
    ser são paulino e conhecer o passado,para que no futuro vc possa passar para teus filhos(as)
    como foi o grandioso São paulo

    ResponderExcluir
  2. Os menudos eram fodasticos!!!

    ResponderExcluir
  3. Será que nesse dia , o S.P.F.C. teve um jogador expulso antes mesmo de começar a partida?????
    Porquê, no pôster só tem 10 jogadores.
    kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  4. Depois a gente chama de Bambi, ficam Bravos.......Vai lá MENUDOS, não se reprimam, não se reprimam.......Quem era o Rick Martin aew xD

    ResponderExcluir
  5. Eu não vi a geração minudos do morumbi.Mas espero que o São Paulo um dia monte um time tão fantástico como aquele

    ResponderExcluir
  6. Depois ficam bravos de chamar de bambi ! mas é isso aí ! NÃO SE REPRIMAM !!!!!

    ResponderExcluir
  7. o melhor time do mundo,sem duvidas.Estava perdendopro Guarani e quando faltava 25 segundos pra acabar o segundo tempo da prorrogação,gilmar lança a bola para vágner,que lança pra pita cabecear para careca mandar no fundo das redes.o tricolor empatava em 3x3 e levava a descisão para os penaltis.Resultado 4x3 para o tricolor e o titulo brasileiro.

    ResponderExcluir
  8. AnônimoAug 30, 2010 05:33 PM-é porque esqueram do zagueiro vágner que está a direta de gilmar o goleiro.e fez um gol contra o primeiro gol da partida e falhou no terceiro gol do guarani,mas não foi expulso

    ResponderExcluir
  9. bando de bambis do caralho

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Era fantastico esse time muito rápido o treinador o mais inovador da época...lembrando q ñ dou sao paulino!

    ResponderExcluir