quarta-feira, 16 de junho de 2010

Confirmado: Morumbi fora da copa de 2014.



Agora é oficial. O Morumbi está fora da Copa do Mundo de 2014. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Fifa confirmaram nesta quarta-feira a informação e o estádio do São Paulo não fará mais parte do projeto paulista.

De acordo com o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014 (COL), o São Paulo não enviou as garantias financeiras para a reforma do estádio - orçadas em mais de R$ 600 milhões. O clube chegou a enviar um sexto projeto ao COL, mas este sequer foi analisado.

A cidade de São Paulo pretende receber a abertura da competição, e a Fifa não gostou do projeto são-paulino - considerou a reforma insuficiente e pediu a construção de um novo estádio.

Nesta semana, o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero, revelou que um novo projeto de estádio será enviado ao COL para garantir a abertura da Copa em São Paulo.

O novo campo, provavelmente, será construído no bairro de Pirituba. Será um complexo esportivo, que deve custar cerca de R$ 500 milhões e terá capacidade para 80 mil torcedores. As verbas para a construção virão da iniciativa privada e do governo paulista.

O governo e a prefeitura de São Paulo descartaram a utilização de dinheiro público para a construção de um novo estádio, até porque, assumir um investimento desse tipo poderia prejudicar nas futuras reeleições dos partidos envolvidos.

Ficou a impressão de uma retaliação da CBF ao São Paulo ou pode ser também a vontade da Federação Paulista de Futebol em sediar a abertura da copa e não viu essa possibilidade no Morumbi. Mas o fato é que pareceu bem estranho essa decisão, já que essa copa, de início seria sem dinheiro púlico, como disse várias vezes o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. E estamos constatando que isso não passava de uma piada de mau gosto.

Veja abaixo o projeto apresentado do estádio do Morumbi pelo São Paulo, reprovado pelo comite organizador da copa.

A diretoria do São Paulo afirma que a reforma será feita independente da aprovação para a copa













Clique na imagem para apliar

No vídeo abaixo você pode entender melhor como o projeto vai ficar para 2014. Nesse vídeo ainda não tem o rebaixamento do gramado e nem as arquibacadas próximas ao campo, exigências que foram feitas pela FIFA e que não foram viabilizadas financeiramente pelo São Paulo.

Um comentário:

  1. Qdo vc tem 1 boa lancha vc é invejado por seus
    amigos q possuem barquinhos a remo
    Isso não lhe garante entrar de sócio no Yate
    Club.

    ResponderExcluir